sábado, 10 de novembro de 2007

Fibromialgia e Atividade Física



A fibromialgia é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dor muscular difusa associada à pressão de pontos superficiais específicos (tender-points) e fadiga, comumente associada a outros sintomas.

A fibromialgia é uma doença real, com dores reais, não possuindo apenas caráter psíquico (apesar de por vezes iniciar-se com um quadro de depressão ou vir a desenvolver tal quadro com a doença) e, se não tratada adequadamente, pode causar uma significativa queda na qualidade de vida de seu portador.

Ainda não tem cura e quando diagnosticada por exame clínico, o tratamento é normalmente farmacológico (antidepressivos, analgésicos, miorrelaxantes e etc), sono de qualidade e exercícios aeróbios.

Os remédios têm o objetivo de amenizar os sintomas e promover o bem estar dos pacientes, permitindo-os que executem atividades físicas regulares que são fundamentais no tratamento da patologia. E para realizar uma atividade física o paciente deve procurar um profissional de educação física especialista que conheça os sintomas da doença e que faça uma prescrição de exercícios baseadas nas seguintes orientações:

a. Individualize a prescrição
b. Tipo de exercício: Condicionamento aeróbio deve ser prescrito para todos, exceto quando houver condição associada que o contra-indique. Treinos de força e alongamento são seguros e podem ser prescritos .
c. A preferência do paciente deve ser considerada na escolha da modalidade.
d. Modalidade: de baixo impacto
e. Intensidade: Treinamento na frequência cardíaca do limiar anaeróbio. Prescrever 65-70% da FCmax, ou 50-55% da FCR (Karvonen).
f. Iniciar com carga menor e aumentar progressivamente (treino escalonado)
g. Diminuir carga quando houver piora sintomática
h. Evitar super treinamento
i. Minimizar contrações excêntricas
j. Se possível, oferecer programa supervisionado ou atividades em gruppo.

Faça exercício com segurança!